Powered By Blogger

sábado, 19 de abril de 2014

Jogatinas da Terceira Idade

E de segunda a sexta Dona Maria era uma senhora, mãe, vó, vizinha, amiga e conhecida comum tão igual qualquer outra, com seus setenta anos, cabelos brancos e coluna curva, dores aqui e dores ali, nada diferente do que qualquer outra senhora com tantos anos de vida como ela.
Mas toda sexta tudo isso mudava, Dona Maria colocava seus chinelinhos ortopédicos, tão confrontáveis e seu chambre de cor creme e sentava para esperar suas visitas.
As dezenove horas em ponto elas chegavam, Dona Ceci, Dona Jussara, Seu Neneco e Seu Pedrinho, todos compartilhando de suas experiencias de vida e mais um tanto de coisas entre elas a visão turva, osteoporose, diabetes, reumatizamo... Mas isso era apenas alguns entre tantos outros problemas, sem citar os relacionados com os netos, filhos e aposentadoria, enfim um monte deles, mas que tudo ficava da porta para fora, ali dentro eles não tinham espaços.
Uma grande mesa redonda muito bem alinhada já os aguardava, sobre ela uma toalha verde escura e em cima cartas e fichas cada uma com um valor diferente, as brancas eram dez, vermelhas cinco e as laranjas um, pouco a pouco cada um foi ocupando seus lugares a mesa o mesmo lugar toda semana, cada um em sua cadeira, cada um em seu lugar.
As cartas são embaralhadas e uma a uma contada até chegar o número nove, nove cartas em cada mão e em cada face um olhar que tentava distinguir os movimentos dos outros.
-Fichas na mesa e vamos jogar... Diz Dona Maria.
Carta a carta, par a par, eram necessários três e o primeiro que conseguisse levava todas as fichas da rodada, e noite a dentro, ficha a ficha e carta a carta iam todos eles e nem as dores que aquelas cadeiras desconfortáveis lhes causavam eram motivos para pararem.
Pela manhã bem cedinho cada um pegava suas dores, desilusões , experiencias de vida e tudo mais e voltavam para suas vidas normais, ao menos até a próxima sexta feira pra mais uma noite onde as cartas e fichas valem muito mais que dores e idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário