Powered By Blogger

domingo, 10 de novembro de 2013

Pseudo Juventude

Nada como uma boa volta pelo centro em um domingo escaldante, fugir da reclusão de casa, fugir do calor domiciliar, relaxar e ver pessoas.
Me acomodo em um canto qualquer, uma bela sombra perto do grande chafariz em minhas mãos minha melhor companhia um livro naquela tarde Drummond conversava comigo.
Um olhar as doces rimas do poeta outro ao ambiente que me cercava, muitas pessoas todas a sorrir e a conversar era quase que ensurdecedor todo aquele barulho, mas nada que me afastasse das palavras.
Uma rima aqui e uma espiada ao mundo e assim era por algum tempo e cada vez mais a praça se enchia de vida de todos os tipos para todos os gostos, velhos, adultos, mães e seus filhos, pais e seus filhos e jovens estes eram maioria esmagadora.
Jovens que gostam de sentar em um banco de praça e apreciar uma boa conversa, jovens com sua idade, se vestindo e se comportando como se deve, jovens...
Tola utopia da juventude que de jovens só tem o número no RG, comportamento muito abaixo do que se espera, forma de se vestir algo moda praia, mas sem a praia, boas conversar apenas via internet, sentar baixar a cabeça e tec tec no celular.
Eu me pergunto o motivo essa resposta quem sabe nunca terei.
Drummond  poeta velho e com sua sutileza em palavras e pensamento talvez tenha a resposta.
Mundo diferentes, épocas distintas meu querido leitor, sentas neste banco e sabes que a resposta nunca terá, pensar e pensar não vai limpar sua mente, juventude é juventude, tola e utópica com sua babaquices de sempre, com sua maturidade precoce que só serve para enganar a si mesmo, eu por muito tempo vi e escrevi sobre eles suas vidas e seus amores.
Não vou  ficar aqui relatando que no meu tempo era diferente e olha que meu tempo nem faz tanto tempo assim, mas com meus doze e poucos essa idade ainda era marcada pelas brincadeiras bobas, pelas infantilidades de praxe de uma criança não de um pseudo adulto viciado em tecnologia, quem sabe estou ultrapassado e já não consigo mais seguir por essa juventude toda, quem sabe e só quem sabe o pseudo adulto seja eu mesmo ou ainda sou ainda aquela criança boba que brinca de ser criança ou uma pseudo criança que cada vez mais prefere os poetas mortos do que os jovens vivos.
Diferença não faz deixa o jovem ser o jovem de sua forma errada e conturbada em seus erros se descobre os acertos ao menos deveria ser assim.
Nem todos são assim, nem todos estão errados como nem sempre você esta certo, a vida é estranha e cada vez mais ela se modifica o ontem já esta ultrapassado hoje, como o amanhã será mais avançado que o hoje.
Não busque respostas para os acertos  busque apenas  a poesia em cada erro.   
"Se procurar bem, você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida."
*Carlos Drummond de Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário